MUNDO DA COSTURA: DESCUBRA 5 CURIOSIDADESPostado: 09/06/2022 | Categoria: Dicas

Não há uma data específica documentada, mas registros históricos apontam que há mais de 30 mil anos já eram usados instrumentos semelhantes a agulhas, feitos de ossos e marfim.

As agulhas feitas de metal vieram surgir anos depois.

SURGIMENTO DA PROFISSÃO DE COSTUREIRO

Como na Europa o clima de inverno era, e continua sendo, rigoroso, surgiu a necessidade de produzir peças para proteger as pessoas do frio.

O uso específico das roupas fez surgir, então, a profissão de costureiro.

Mas a profissão criou ainda mais requinte na sociedade persa, onde as roupas passaram a ter mais conforto e a serem personalizadas.

Já na Idade Média, o valor da profissão de costureiro foi ainda maior.

Com o começo da utilização de joias e pedras preciosas e os novos tipos de tecidos descobertos para costura, o ramo iniciou um processo de movimentação de muito dinheiro devido à habilidade dos artesãos.

A MÁQUINA DE COSTURA

Thomas Saint, em 1790, criou a primeira máquina de costura, em Londres.

Mas ao contrário do que se pensa, o intuito da criação de Thomas Saint foi desenvolver sapatos de couro.

Já a máquina industrial feita para a confecção de vestuário, foi criada pelo alfaiate francês Barthelemy Thimmonier, em 1830.

Ela marcou o início da produção em larga escala, que até então era realizada somente de maneira artesanal.

No entanto, a criação de Thimmonier gerou grande revolta nos artesãos, que se sentiram ameaçados com a invenção, dando início à uma série de manifestações, que resultaram na fuga de Thimmonier do país.

A máquina de costura continuou passando por melhorias, com o intuito de aumentar a eficiência e a variedade de cortes e peças produzidas.

Um dos grandes responsáveis por essas ações foi o norte americano Isaac Merrit Singer, que em 1851 deu origem a uma das maiores empresas especializadas em máquina de costura do mundo.

PREDOMINÂNCIA MASCULINA NA COSTURA

Atualmente, a costura é um trabalho com predominância feminina, mas durante anos esse cenário foi o oposto.

Até o século XVII, as mulheres só podiam fazer pequenos ajustes, enquanto os alfaiates eram os únicos a criar e produzir roupas.

As mulheres só ganharam liberdade para costurar em 1782, graças a um direito sindical.

Hoje o sexo feminino é maioria no mercado têxtil.

ALTA COSTURA

Após o início da produção em lotes da indústria têxtil, ao contrário do que se imaginava, o trabalho artesanal cresceu e se tornou sinônimo de luxo.

Como a confecção em massa era baseada em grandes quantidades de produtos padronizados, as pessoas se vestiam de maneira muito semelhante, devido à pouca variedade de modelos disponíveis.

Para se diferenciar da população, a burguesia foi em busca de alfaiates para criar peças exclusivas e nobres, dando início à alta costura.

Assim, o mercado artesanal também conquistou espaço junto à revolução têxtil da época.

 

 

 

Leia Também




Comentários

Siga nosso Instagram

WhatsApp